Primeira consulta com um psicólogo: 
um "balanço"

 

 

Marcar uma primeira consulta com um psicólogo ou psicoterapeuta pode parecer difícil. Esta primeira reunião é uma oportunidade para fazer um "balanço" em um ambiente neutro e acolhedor.  Este encontro vai permitir que eu  entenda o motivo da consulta, qual é o seu estado emocional, as causas desse estado e as suas possíveis consequências. Também é interessante falar sobre suas expectativas em relação à terapia. Para conhecer e entender melhor você, pode ser útil tocar em alguns elementos da sua história. Essa troca é feita no seu ritmo e dentro dos seus próprios limites.

 

 

Meu papel é ajudá-lo a entender melhor o seu problema, a fim de determinarmos juntos os cuidados que mais podem ajudá-lo.

 

Se necessário, discutiremos o acompanhamento que daremos às sessões. Às vezes, pode existir a necessidade de  um acompanhamento complementar ou alternativo, por exemplo, com um psiquiatra ou outro psicólogo especializado em um campo específico no caso de um problema mais singular. Na maioria dos casos, simplesmente decidimos continuar o acompanhamento realizado e escolhemos a regularidade das sessões.

 

As consultas duram aproximadamente uma hora.